Por conta disso, muita gente ainda se encontra perdida com as opções que estão no mercado. O Gshow conversou com a especialista de sobrancelhas Bianca Mezzomo para saber as diferenças entre as técnicas de micropigmentação do momento e o que mudou de uns anos para cá.
Mudanças nos procedimentos
A micropigmentação evoluiu e preza hoje principalmente pela naturalidade. “Por muitos anos foram usadas técnicas extremamente marcadas, como se fossem tatuagem e não tão artísticas. Algumas também com moldes prontos e cores que não combinavam com o tom de pele e o pelo de cada pessoa.”
“Por conta disso, vemos hoje muita gente com sobrancelhas acinzentadas, esverdeadas, alaranjadas.”
Esse processo – que é o drama de muitas mulheres e homens – acontece por conta da degradação e oxidação do pigmento ao longo do tempo e, nesses casos, Bianca indica a remoção a laser para atingir um resultado natural. “Jamais deve ser feito outro procedimento por cima de uma micropigmentação antiga”, pontua.
Entre as tendências do momento, ela cita o das sobrancelhas mais grossas e volumosas, e a busca pela naturalidade.
“Os clientes buscam cada vez mais naturalidade na hora de realizar os procedimentos, seja para preencher falhas com a micropigmentação, ou protocolos de reconstrução, como para estimular o crescimento dos pelos.”
Técnicas atuais de micropigmentação
Algumas técnicas usadas atualmente são: microblading, shadow, técnica híbrida [fios e shadow], e a mais atual, a nanoblading.
Dentre os diferenciais, estão lâminas mais finas, que ajudam a chegar em um resultado mais natural, e pigmentos que evoluíram para orgânicos e hipoalergênicos, ou seja, com poucas substâncias produtoras de alergia.
Mas atenção: a escolha do profissional continua sendo essencial. “Ele é quem saberá atingir a camada correta da pele e seguir o direcionamento dos pelos e seus movimentos naturais.”
Diferença entre as técnicas atuais:
Microblading/nanoblading (fio a fio)
- Técnica em que os fios são desenhados em uma camada supercial da pele e reproduz o formato dos pelos naturais da sobrancelha;
- Tem durabilidade de 6 a 18 meses;
- Por ter menor durabilidade, permite que a pessoa faça de novo ou não, sem medo de se arrepender futuramente;
- Se for feito de forma correta, o procedimento sai 100% depois de algum tempo;
- “O que diferencia a microblading X Nanoblading é a espessura da lâmina, já que na nanoblading é utilizada uma lâmina NANO de 0.15 a 0.16 milímetros, e acima disso pode ser chamada de Microblading, ou seja, a evolução da micropigmentação”.
- Técnica indicada para quem gosta do efeito maquiagem ou henna;
- Como o nome diz [shadow em inglês é sombra], a técnica tem efeito esfumado;
- Pode durar aproximadamente dois anos
- A técnica consiste na junção de fios com shadow [efeito esfumado];
- Indicada principalmente para pessoas que buscam volume nas sobrancelhas;
- “É um meio termo para quem não deseja as sobrancelhas tão marcadas, mas, mesmo assim, deseja um preenchimento maior.”
A especialista indica o design de reconstrução para melhorar o aspecto, formato, e/ou a espessura da sobrancelha.
“Nesse design, a profissional retira somente os pelos necessários, mantendo o mais natural possível, e deixa crescer os pontos de falhas, até que chegue no resultado esperado.”
Dicas para cuidar das sobrancelhas
- Assim como a pele e os cabelos, as sobrancelhas também precisam de limpeza e hidratação. “Existem produtos específicos para nutrir os fios e mantê-los saudáveis. Óleo de coco e óleo de rícino, ricos em vitamina E e ácidos graxos, são ótimas opções para hidratação, e ainda estimulam o crescimento dos fios”;
- Sempre deixe as sobrancelhas limpas, sem resquício de maquiagem;
- Na hora de escolher a maquiagem, opte por bons produtos que não enfraqueçam os fios;
- Penteie as sobrancelhas com escovinha específica para estimular a circulação sanguínea.