Os fãs de beleza já devem ter ouvido falar da nova mania estética: micropigmentação nos lábios. Este recurso é cada vez mais procurado para realçar a beleza e naturalidade dos lábios, pois acentua os contornos e acentua a cor da boca.
Outra vantagem da micropigmentação labial é a possibilidade de correção de assimetrias entre os lábios. Ou, ainda, disfarçar ou cobrir cicatrizes na região.
O procedimento é semelhante ao de uma tatuagem, porém é muito menos invasivo e menos doloroso. Por isso, a pigmentação não é definitiva e sai com o tempo – a coloração pode durar por até dois anos.
O que é a micropigmentação labial?
A micropigmentação dos lábios é um procedimento estético que aplica cor nos lábios. Este pigmento é orgânico, aplicado com uma agulha muito pequena e extremamente fina.
Semelhante ao processo de uma tatuagem, a técnica é, porém, menos invasiva: atinge apenas a primeira camada da pele, a epiderme. Além disso, é usada anestesia local e a sensação durante a aplicação é apenas de desconforto.
Como é a cicatrização do procedimento?
Aproximadamente dois dias após a micropigmentação labial, os lábios começam a descascar. As casquinhas podem aparecer durante uma semana. Ao final deste período, as peles estarão praticamente imperceptíveis.
Quais são as cores dos pigmentos?
Há muitos tons de pigmento para o procedimento. O profissional está preparado para indicar a melhor opção, dentro de cada objetivo. Ouvi-lo é muito importante para favorecer a fisionomia do cliente e, ainda, manter o tão desejado aspecto natural.
As cores mais comuns e mais usadas de pigmento são:
Vermelho Vivo
Vermelho Vivo Intenso
Laranja Intenso
Rosé Natural
Rosé Marcante
Cuidados pós procedimento
Quando o lábio começar a descascar, não se deve retirar as peles. É importante deixar que elas saiam naturalmente.
Além disso, é preciso usar hidratante labial com filtro solar. Para melhor cicatrização, é contraindicado pegar sol nos lábios durante 15 dias.
Nos três primeiros dias, não se deve usar batom nem consumir alimentos quentes.
Por fim, não é aconselhado beijar na boca durante cinco dias após a técnica.
Quanto tempo dura a micropigmentação?
O tempo de espera para absorção do pigmento pelo corpo pode durar até 30 dias. Assim será possível conferir a nova cor dos lábios.
O pigmento pode permanecer nos lábios de dois meses até um ano e meio.
A cor desaparece com o passar do tempo e, por isso, é recomendado o retoque anual, para ter sempre cor e contorno desejados.
Qual profissional pode realizar a micropigmentação dos lábios?
Apenas profissionais com curso superior de Estética ou Biomedicina, ou curso técnico de no mínimo 1.200 horas podem fazer o procedimento. Além de médicos dermatologistas.
Ainda, é necessário conferir se o pigmento é registrado e aprovado pela Anvisa.
Existe contraindicação?
Gestantes, lactantes e diabéticos não devem fazer o procedimento. Pessoas que desenvolvem alergias com facilidade também não devem optar pela micropigmentação labial.
Pessoas com herpes nos lábios precisam de aprovação médica para maior segurança durante aplicação e cicatrização.
Qual o valor da micropigmentação dos lábios?
O valor cobrado pela micropigmentação labial depende do profissional que executa o procedimento e também da região em que ele se localiza.
Contudo, é possível mensurar que os valores giram em torno de R$400,00 e R$1.000,00.
Quem não gostou do resultado pode remover?
É possível fazer a remoção do pigmento dos lábios por meio de lasers, administrado por médicos dermatologistas. Mas cada caso é único e é preciso fazer avaliação em consultório.
Lábio leporino
O lábio leporino é uma fissura do lábio superior, que se prolonga até o nariz. Pessoas que nascem com esta fenda geralmente precisam fazer cirurgia de reconstrução na região, gerando uma cicatriz.
Quando a cicatriz da cirurgia do lábio leporino incomoda o paciente, a micropigmentação pode ajudar a disfarçar as marcas da cirurgia. A técnica pode redesenhar o contorno dos lábios e corrigir falhas visuais. Assim, contribui com a segurança e autoestima dessas pessoas.
Via: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/02/2022/micropigmentacao-labial