Brincar com as cores ao maquiar-se é sem dúvida uma aventura de autoconhecimento e de arte, é mesmo experimentando novos tons e texturas que descobrimos o que melhor se adapta à sua pele.
Pensando nisso, mergulhamos no universo das makes de mulheres negras que amamos e elencamos três maquiagens que destacam e reluzem a beleza negra natural. Inspire-se já!
Olhar lilás
Seja cremosa, seja em pó, a sombra lilás promete chamar atenção para o olhar. Inclusive, dependendo de qual escolher, você pode investir em delineados ou esfumar por toda a pálpebra, assim como a Camilla de Lucas e a Iza adoram fazer.
1. Os tons de batom
O batom certamente é o que tira a maquiagem para pele negra do chamado “lugar comum”. O primeiro passo é identificar se o tom da pele puxa mais para o rosado (considerado frio) ou para o amarelado (considerado quente). Identificando o tom da pele, fica mais fácil escolher a cor do batom ideal.
Negras com a pele mais próximas ao amarelado devem apostar nos batons vermelhos, rosados e vinho. Os tons de vinho que puxam para o roxo ficam ainda mais lindos nesse tom de pele.
Para quem tem o fundo da pele mais rosado pode abusar dos tons dourados, cobre, alaranjados e marrons.
Se for investir no nude, tanto para pele quente ou fria, o mais indicado para as mulheres negras é o que puxa para o tom de lilás.
2. Tons para preparar a pele
O Four Concealer da Catherine Hill abrange os corretivos mais indicados para camuflar imperfeições e manchas ocasionais. São quatro cores diferentes com o nível de uniformização médio, garantindo um resultado bem natural em uma só aplicação. O produto é à prova d’água e tem um toque aveludado. Pode ser usado em peles oleosas, mistas ou secas.
A base cremosa em bastão Paint Stick tem também grande variedade de cores, que podem se aproximar ao seu tom de pele. Para as peles mais escuras são indicados os tons ébano e tropical escuro. Se o fundo da pele for amarelado, o bege canela pode ser combinado à aplicação.
3. Contornos na maquiagem para pele negra
É claro que os contornos não ficam de fora quando o assunto é maquiagem para pele negra. A dica é investir nos produtos mais claros que a pele na hora de fazer o contorno. Escolha as bases ou corretivos com dois ou três tons mais claros, se quiser destacar alguma área do rosto, como as maçãs.
O Palette Blushes e Contornos da Catherine Hill atinge qualquer tonalidade de pele e pode ser um ótimo aliado nesse processo. O kit apresenta doze tonalidades diferentes, com blushes que garantem a textura avelulada.
Para uma make ousada, os tons de blush podem variar um pouco. Tons de berinjela, laranja e rosa podem dar mais vida à maquiagem. Evite apenas os tons de vermelho, devido ao excesso de pigmentação, que acaba deixando um resultado fosco.
4. Os tons de sombra
Quem tem a pele negra normalmente exibe as pálpebras mais escuras que outras regiões do rosto. Se quiser destacar essa característica, uma boa dica é usar sombra em tons avermelhados. É uma ótima ideia para sair um pouco daqueles tons marrons ou nude e garantir uma make mais moderna.
Se não tiver medo de ousar, os tons de verde criam uma contraste poderoso e vivo com as peles negras. O acabamento metalizado pode deixar a maquiagem ainda mais interessante. Em peles negras de fundo amarelado, o esfumado de sombra prata pode ser uma ótima dica para iluminar o olhar.